Conheça os novos projetos da Secretaria de Meio Ambiente

A Secretaria Municipal Do Meio Ambiente vem realizando no ano de 2017 várias ações visando a conscientização, de alunos e de toda a população, no sentido de preservação do meio ambiente e proteção dos recursos naturais de nosso município.

Além da preservação ambiental, que é o motivo maior dessas ações, o município visa conseguir novamente o SELO DE MUNICIPIO VERDE AZUL, selo esse conferido pele Secretaria Estadual Do Meio Ambiente, aos municípios que conseguirem atingir a pontuação mínima de 80 pontos, de cem pontos possíveis, distribuídos em dez diretivas.

Pra conseguir essa pontuação o município vem adotando algumas mediadas como exigência de utilização de madeiras com DOF nas construções para que se conceda o Habite-se, aquisição de merenda escolar de produtores ou associações de produtores familiares, foi instalada uma Nascente Modelo, localizada no loteamento Vila Real, que servira de local para visitação dos alunos das escolas do município de acordo com o projeto de Educação Ambiental. Outras quatro nascentes deverão ter início de recuperação no ano de 2017.  Iniciamos o levantamento de todas as torneiras e sanitários dos prédios públicos municipais visando a troca das torneiras comuns por torneiras “econômicas”, e das válvulas de descarga dos sanitários, por caixas de descarga, isso tudo visando uma redução de 30% no consumo de água pela municipalidade. Outro levantamento que está sendo feito é das lâmpadas de prédios públicos, para, aos poucos, fazer a substituição por lâmpadas de Led que são muito mais econômicas. Já efetuamos a troca de lâmpadas na Rodoviária nova. Estamos iniciando também o monitoramento da frota municipal, principalmente os veículos a Diesel, analisando a qualidade de gases que estão sendo emitidos por cada veículo, e toda a frota está trabalhando com diário de bordo para podermos ter um acompanhamento real do consumo de combustível de cada veículo, pois a diminuição de consumo de combustível além de ser desejada pelo fator econômico, é desejada também pela fator ambiental uma vez que o Diesel e a gasolina são combustíveis extraídos da natureza. Estamos iniciando a implantação da Calçada Piloto, com arborização e o calçamento feito com grama e concreto. Vale informar a população que se deixarmos um espaço de 1mX2m de vão livre para as arvores, não teremos problema de calçadas estouradas pelas arvores. Estamos refazendo também a recontagem do número de arvores do perímetro urbano. Iniciamos também estudos para implantação de Aterro Sanitário, visando a diminuição do custo da coleta de resíduos domiciliares.

foto1ambiente

foto2ambiente