IACRI MONTA AREA DE PRODUÇÃO PELO SISTEMA DE AGRICULTURA SINTRÓPICA

No começo dos anos 80, na Bahia, teve inicio um novo tipo de agricultura: Agricultura Sintrópica, na qual se propõe a conservação da mata natural de determinado espaço, associando-a a plantação de culturas comerciais. Estabelece uma relação de convívio mútuo com a natureza sem que atividades como desmatamento ou o uso de quaisquer produtos químicos fossem utilizados para melhorar a qualidade do solo. O principal propósito dessa forma de cultivar alimentos está na preocupação com o meio ambiente, ou seja, com a não devastação e com a preservação das características naturais de determinado habitat. A agricultura sintrópica não se utiliza de nada além do que o meio ambiente pode oferecer, inclusive, os agricultores recebem a orientação de não irrigar suas plantações, pois o equilíbrio será atingido de maneira natural.

Nesse tipo de agricultura o agricultor deve apenas estudar as características do solo para decidir o que poderá plantar ali, em seguida, deve escolher uma grande diversidade de sementes e plantá-las de maneira com que, conforme as plantas crescerem, o ecossistema irá oferecer luz, umidade e nutrientes de acordo com as necessidades da planta ao lado. Esse equilíbrio é uma forma inteligente de aproveitamento do espaço e também faz da plantação uma atividade mais rentável.

Como o município de Iacri possui alguns pequenos produtores, que tem sua renda obtida através da venda de alimentos em feiras, e que se utiliza de mão de obra familiar, esse tipo de agricultura pode ser uma boa alternativa.

Pensando nisso a Prefeitura de Iacri, através de sua Secretaria de Meio Ambiente, procurou o produtor José Leandro Rodrigues Xavier, que estava iniciando sua produção e esta apoiando o produtor na implantação do sistema. O objetivo, tanto do produtor como do município é transformar a propriedade em propriedade modelo.

iacri2